terça-feira, 7 de abril de 2009

Quais são os tipos de Publicidade?

Logo atrás vimos os diversos tipos de propaganda, neste momento
iremos embater os segmentos da publicidade, conforme seus
propósitos e funções que tomam para si.
A publicidade pode ser classificada nos seguintes tipos: de produto,
de serviços, genérica (ou de commoditties), de varejo, de classificados,
comparativa, cooperativa, de promoção e legal.

Publicidade de produto: em suma esta tem como cunhe objetivo,
divulgar produtos e mostrá-los ao consumidor que existe e pode
ser uma boa alternativa de escolha de consumo.
Publicidade de serviços: esta procura “vender” produtos
imateriais como serviços de: bancos, financeiras, seguradoras, agências
de turismo, escritórios de advocacia, engenharia entre muitos outros.
Publicidade genérica (ou de commodities): analisamos
a pouco o caso: “coma chocolate, chocolate é alimento”
nesta “frase”, pode-se perceber que os esforços dirigem-se para
a promoção de um atributo genérico portanto amplo, no mais,
comum a toda uma categoria de produtos de chocolate. Assim,
a publicidade pioneira recebeu o nome de publicidade
genérica, tendo reservado a elas três atividades primárias: injetar
informações em sistemas de comunicação, ou marketing,
realizar a coordenação dos programas de informação entre
produtores com objetivos comuns, e destacar os atributos comuns
de uma determinada categoria de produto. Publicidade
de commoditties.
Publicidade de varejo: os produtos anunciados são
patrocinados pelo intermediário, no caso, o varejista. Exemplo:
“supermercados” ao divulgar os produtos fornecidos, neste
tipo de publicidade os fornecedores não investem, somente o
“supermercado” que patrocina a comunicação.
Publicidade de classificados: os anúncios classificados
divulgam mensagens de compra, venda ou aluguel de imóveis,
móveis, serviços profissionais, empregos etc. A publicidade
de classificados é de grande importância no faturamento
de muitos jornais, servindo às vezes como a própria mola de
investimentos (jornais internos), sejam da grande imprensa,
ou seja, dos chamados “jornais de bairro”.
Publicidade comparativa: faz insinuação alusiva aos
produtos e serviços dos concorrentes. O anunciante contrapõe
a sua própria oferta com a do concorrente, objetivando mostrar
a superioridade de seus produtos. A comparação se dar
em níveis de preço, de qualidade ou determinadas características
dos produtos comparados. Esta publicidade muitas vezes
é vetada por práticas abusivas e comparações difamatórias.
Publicidade cooperativa: é a divulgação de um produto
realizado conjuntamente pelo fabricante com um ou mais lojistas,
ou inversamente, associação de vários fabricantes a uma grande
loja, para a produção de anúncios conjuntos. Diferentemente a de
varejo.
Publicidade de promoção: uma das mais utilizadas no
varejo. Divulga a promoção de vendas por meio de anúncios e
comerciais veiculados nas mídias: rádio, televisão, cinema, jornal,
revista, outdoor.
Publicidade legal: compreende os anúncios, cuja, publicação
é exigida das empresas de capital aberto, de fundações, de
cooperativas de associação e entidades de classe, dos órgãos da
administração pública direta ou indireta, por lei ou regulamentação
específica, a exemplo de balanços e balancetes, comunicados,
convocação de assembléias, avisos e editais.


FONTE
Livro O ALMANAQUE DO PUBLICITÁRIO- Básico I
AUTOR
João Paulo Cavalléro de Freitas
Publicitário e Pesquisador da Comunicação Social como objeto de Estudo Científico
CAPÍTULO III

17 comentários:

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber um exemplo de PUBLICIDADE DE PRODUTO.
    e-mail: fr547comercial@yahoo.com.br

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    1. A publicidade de produto consiste em apresentar um produto ao mercado. Podemos, por exemplo, citar o lançamento de um novo modelo de automóvel; um novo tipo de shampoo etc. Ela atende tanto às necessidades do lançamento em si, quanto às necessidades de share desse produto em relação ao mercado, ou seja, a manutenção ou melhoria das vendas ou da imagem e qualidade (expectativas de mercado) que se tem deste produto.

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  2. Olá, gostaria de me aprofundar sobre publicidade cooperativa. Poderia me ajudar?

    ricardo_silva_23@hotmail.com

    Ótemo blog, me ajudou muito!

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  3. nao tem o que eu preciso...que pouca vergonha!
    nem sabem nada sobre isto e poem-se a inventar!!! adeuzinho ^^

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  4. oi,,,gnt onde eu consigo achar esse livro "O ALMANAQUE DO PUBLICITÁRIO- Básico I? já procurei em livrarias,sebos,internet eu não acho...

    alguém pode me dizer o nome da editora,pela ql o livro foi lançado e a página q se encontra o artigo acima...

    é mto urgenteeeeeee,,,,preciso p/ meu TCC

    desde já obrg.

    Vanessa Andrade

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  5. Vanessa, tudo bem? O Livro é da Editora Amazônida, o Ano de Publicação é 2007, a página que se aborda este texto é "32". O autor da obra é João Paulo Cavalléro de Freitas.
    Realmente é um pouco complicado de encontrar este livro em outros centros que não os Estados do Norte do Brasil, mas você pode encontrar O Almanaque do Publicitário- Básico I, nas livrarias do Estado do Pará como: Jinks, SOMENSI e FOX. Estas são livrarias de Belém do Pará, a fox por exemplo possui um site, você pode comprar através do próprio site.
    O endereço é: http://livrariafox.com.br/

    Espero ter ajudado. Boa sorte no TCC!

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  6. Que merda é essa porra tá tudo cheio de erros vai--te ****!!!

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    1. Fodasse é verdade!!!

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    2. Finalmente uma pessoa que diz a verdade. Neste planeta não existe muitos como estes.

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    3. Fodasse, cabrão de merda, vai fodes filho da **** , carvalho fogo por que é que essa merda tá cheia de erros?

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  7. O que é publicidade intuitiva?

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  8. gostaria de saber quais são os 3 principais tipos de publicidade.

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  9. gostaria de saber quais são os 3 principais tipos de publicidade.

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  10. gostaria de saber quais são os tres tipos basicos de publicidade

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  11. effasdsdasdfawegsdyaufyuadsasd

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  12. João Paulo Cavalléro de Freitas é um grande pensador da publicidade. Este novo olhar da publicidade é uma aspiração promissora

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